Nos últimos anos houve um grande incremento da utilização da Internet no nosso país e, no caso do ensino, passou também a haver um interesse cada vez maior dos alunos em conhecerem e utilizarem a Internet. É notório que com todo o avanço tecnológico, o ensino e aprendizagem estão ocorrendo de forma mais dinâmica, o educador está na busca de inovações para acompanhar o processo de formação dos estudantes, que vem ocorrendo dentro dessas inovações.
Assim sendo após as leituras dos textos disponibilizados, percebe-se que, o Google é a máquina de busca mais estudada e conhecida de todos. Isso ocorre pelo fato de que em seu mecanismo de busca contém características especiais para avaliação das páginas. Esse foi o principal fator de sucesso do Google, sendo a máquina de busca mais utilizada no mundo, atualmente.
Vimos alguns recursos de busca no Google como a pesquisa de imagem, que para utilizar esse recurso o usuário digita o assunto desejado e vai-se na opção imagem, dessa forma obtém-se a página com a imagem e informações sobre o assunto pesquisado.
No recurso localização de informação em arquivos PDF, DOC, RTF, etc.. Viu-se que para usuária abrir o formato do arquivo que deseja basta digitar a palavra filetype: “doc” dentro do Box de procura mediante o termo de sua pesquisa, e isso e válida para qualquer outro formato.
Em páginas semelhantes, observou-se que este recurso é utilizado para localizar sites que estejam relacionados ao resultado pesquisado.
Observamos no domínio restrito que, este serve para localizar um endereço na Internet, para isto o usuário, basta acrescentar o operador “site: domínio”, (ex. de domínio mec.gov.br e rn.gov.br).
Em procura por expressões, vimos que neste recurso de pesquisa ao digitar o termo sem aspas o conteúdo é mais abrangente, já com o termo entre aspas fica restrito.
Para inclusão e eliminação de palavras, este serve para localizar documentos que não contenham determinadas palavras, para isto basta acrescentar o caractere “-“ na frente do temo desejado, isso também e válido para site e formatos de documentos.
Já definições de termos: este serve para definir alguns termos e conceitos, basta incluir a expressão “define:”
Na Combinação de Recursos, após a prática realizada como exemplo, observou-se que os documentos da pesquisa não apareceram à palavra infantil e todos estão no formato pdf, como também se tratam de tecnologia em educação a distância.
Mas também vimos que o Google oferece uma pesquisa avançada, que para isso basta acessar a opção pesquisa avançada, na página do Google, e inserir os termos de referências.
Além da riquíssima maquina de busca que é o Google, também temos algumas bibliotecas virtuais, estas todas são de iniciativa do MEC, as mesmas trazem conteúdos educacionais como:
O Banco Internacional de Objetos Educacionais que é um repositório criado pelo MEC, em parceria com o Ministério de Ciência e Tecnologia, Rede Latinoamericana de Portais Educacionais, Organizações dos Estados Ibero-americanos, entre outras organizações.
Já o Portal do Professor é um ambiente criado com objetivo de ser um espaço de troca de experiências entre professores, lá o professor encontra sugestões de aulas, recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio e textos, é só acessar (http:// WWW.portaldoprofessor.mec.gov.br).
Outra é o Portal Domínio Público, a maior Biblioteca Virtual do Brasil, lá podemos ter acesso a obras literárias, artísticas e científicas, na forma de textos, sons, imagens e vídeos.
O bom mesmo é que todas são de acesso livre e gratuito para todos. Portanto não adianta termos todos esses recursos para melhorar o fazer pedagógico dos professores se muito deles não têm interesse em participarem de curso que tratam da utilização dessas mídias, preferindo usar apena o livro didático como o principal recurso tecnológico e outros, infelizmente não têm acesso a Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário